Encanto Cristão

Eu assisti o novo filme da Disney, "Encanto", e esse texto não é uma review do filme (apesar de podermos falar sobre esse filme haha). Esse texto é sobre o Encanto Cristão. Vem comigo!!

"Encanto", com trilha sonora produzida pelo Lin-Manuel Miranda, conta a história da família Madrigal, uma família mágica que tem dons em todas as gerações. O problema acontece quando o Mirabel, a única Madrigal sem dom, tenta entender o que aconteceu com o Bruno, o tio que sumiu por causa de seus dons. 
Parece interessante, né? Pois bem, vendo esse filme eu percebi que todo esse papo de dons é muito cristão. 

"Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas." 1 Coríntios 12.4-10

Dentro da nossa família cristã, todos temos dons. O problema começa quando, igual na igreja de Corinto, os crentes começam a brigar entre si por causa de seus dons. Alguns achavam que seus dons eram superiores, outros se sentiam excluídos porque não tinham espaço para exercer seus dons e tudo isso resultava no mesmo problema que vemos no filme: divisão. 
Em vez de sermos um corpo unido pelo Espírito Santo, nos tornamos um corpo divido e quando um corpo não colabora com suas partes ele fica doente. 

A verdade sobre os nossos dons é que eles não são nossos. O Espírito Santo os dá conforme a sua vontade e por isso, não devemos nos gloriar nos nossos dons porque eles são bençãos, uma bondade, que o Senhor nos dá. Se devemos glorificar alguém mediante os nossos dons é o Senhor e fazemos isso quando vivemos em comunidade, quando somos pacificadores, quando guardamos seus mandamentos, quando investimos tempo na nossa vida com Deus e quando fazemos as coisas que O agradam. 
E com toda certeza as divisões que podemos causar por causa de dons NÃO AGRADA A DEUS!! E por que não agrada?

"O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei." João 15.12

Se nos amamamos como Cristo nos amou, não vamos:
1. Nos considerar mais do que os outros
2. Excluir pessoas por causa de seus dons 
3. Maltratar e segregar pessoas

Se amamos como Cristo nos amou, vamos:
1. Acolher independente dos dons

Como igreja temos acolhido os nossos irmãos que têm dons diferentes dos nossos? O Espírito é um só e como família de Deus somos um só corpo! O Encanto cristão engloba, sim, nossos dons, mas fala muito mais sobre a nossa unidade! 

E por que nem tudo é notícia ruim, quero te dar algumas dicas para começar a acolher e a quebrar essa divisão que, infelizmente, vemos nas igrejas:

1. Converse com as pessoas que você percebe que estão sozinhas nos cultos
2. Ligue para aquele amigo que você não vê há algum tempo
3. Ore pelos problemas das pessoas ao seu redor, não os espallhe. 
4. Evite a todo custo fofocas! As fofocas matam as pessoas, se você ouvir alguma, que ela fique com você, NÃO ESPALHE FOFOCAS! 

Viu como é simples? Hoje mesmo você pode começar a ser um cristão com grande encanto!!



Tiffany
Instagram: @kaffe_letras

Comentários

Postagens mais visitadas