Dando um jeitinho

 Rebeca disse a seu filho Jacó: "Ouvi seu pai dizer a seu irmão Esaú: 'Traga-me alguma caça e prepare-me aquela comida saborosa, para que eu a coma e o abençoe na presença do Senhor antes de morrer.'" Agora , meu filho, ouça bem e faça o que lhe ordeno: Vá ao rebanho e traga-me dois cabritos escolhidos, para que eu prepare uma comida saborosa para seu pai, como ele aprecia. Leve-a então a seu pai, para que ele a coma e o abençoe antes de morrer. Gênesis 27.6-10

Quem nunca deu aquele jeitinho nas coisas? Nós, brasileiros, temos a fama de dar um jeito quando as coisas não estão ao nosso favor. Fazemos "gatos" nos postes, subornamos um guarda para não levarmos mais pontos na carteira de motorista e aposto que você consegue lembrar de outras situações.

O engraçado é que na Bíblia também temos um relato de uma família que deu um jeitinho e acabou construindo uma confusão. Deus havia prometido para Rebeca que Jacó seria maior do que o seu irmão, mas quando Isaque ficou doente e foi dar a Esaú a benção, Rebeca deu um jeitinho mandando Jacó disfarçado para receber a benção.

Diversos problemas vieram depois disso: Esaú tentou matar Jacó, Jacó foi enganado várias vezes da mesma forma como enganou o irmão, lutou com um anjo e viveu a pé de guerra com as duas esposas... Mas Rebeca não tinha como saber isso naquela época e, em vez de confiar na promessa que Deus lhe havia feito, tentou resolver as coisas da sua própria maneira.

Quantas vezes não fazemos exatamente o mesmo? Quantas vezes durante a caminhada nos esquecemos que Deus luta ao nosso lado, de que Ele nos guia pelos caminhos árduos como um Bom Pastor e nos desviamos pelos nossos conceitos turvos pelo pecado?

Deus não te chama para dar um jeitinho mas para viver uma vida confiante de que Ele está fazendo o melhor para você! Pare de tentar resolver tudo sem consultar a Deus, sem confiar nas promessas Dele e na vontade Dele!

Lembre-se do que o profeta Jeremias nos conta: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro." (Jr 29.11)

Não repita o que Rebeca fez, não tente dar um jeitinho. Espere. Espere confiante e paciente de que a promessa que Deus fez se cumprirá de forma maravilhosa!!

Comentários

Postagens mais visitadas