Sobre a gratidão
2020 foi um ano difícil para todo mundo, né? Foi um ano de diversas tragédias, deixe-me enumerar algumas aqui:
1. Coronavírus que matou 160 mil pessoas no Brasil esse ano
2. Queimadas ao redor do mundo todo que destruíram diversos ecossistemas.
3. Nuvens de gafanhotos no Rio Grande do Sul
4. Terremotos na Turquia, no Caribe e no México.
5. Ciclone-bomba no Sul do país.
Tudo isso em menos de onze meses, e eu nem citei muitas coisas porque temos listas quilométricas sobre o ano de 2020. Parece desolador não é mesmo? E eu venho aqui falar de gratidão
"Gratidão?? É sério isso Tiffany? Gratidão em época de pandemia, de caos geral, de queimadas, de morte em massa e de calamidade pública com centenas de estudantes sem ter acesso a internet para ter aulas online?" Sim, eu venho falar de gratidão.
Na outra sexta feira, quando fui no encontro dos adolescentes da PIB de Curitiba me deparei com um jovem falando no início do culto sobre Ebenézer. Fiquei chocada de ouvir sobre ele no meio disso tudo e abri minha Bíblia em 1 Samuel 7.12
Então me coloquei a pensar. Por que agradecer depois de tudo que tem acontecido?? Segue a minha linha de raciocínio durante esse texto, por favor.
Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: "Até aqui o Senhor nos ajudou". 1 Samuel 7:12
Nesse momento, o profeta Samuel levantou um marco para o povo e anuncia algo que ficaria na memória do povo: "Até aqui o Senhor nos ajudou."
O momento de agradecimento é um momento de aconchego, é aquele dia de manhã que você esquenta uma xícara de café e vai até o seu secreto e diz para Deus: "Obrigado porque eu pude viver mais um dia"Ou aquela noite em que você chega em casa depois de uma noite divertida com os amigos e vai dormir com um sorriso no rosto, até mesmo aquelas noites em que você se vira no escuro na cama se sentindo extremamente sozinho e busca por paz. Ebenézer é isso, mesmo nos momentos de tristeza e desconfiança conseguir se lembrar de que Deus continua vivo e continua agindo.
Naquela época, no texto de 1 Samuel, o povo tinha acabado de vencer uma guerra impossível contra um povo inimigo. Qual chance teriam eles contra um povo mais fort
e? Que força teria Gideão com apenas 300 soldados contra milhares no acampamento? Que força tinha Paulo para continuar ministrando mesmo preso?
Eles tinham Ebenézer!! Por que até ali Deus os havia ajudado!
Ebenézer não é só um agradecimento, ou um sorriso no meio de dificuldades. Ebenézer é esperança! O texto proclama que até aqui o Senhor tem nos ajudado, mas eu sinto uma reticências no final dessa frase, como se o texto bíblico nos dissesse "Até aqui Ele ajudou.... E vai continuar ajudando."
Deus nunca abandonou o seu povo, Deus nunca os largou no meio do deserto para seguirem sozinhos no meio da jornada. Mesmo que o povo se sentisse sozinho e abandonado, Deus sempre esteve ali ao lado de cada um, assim como continua do seu lado e do meu.
A Bíblia diz que "toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes"2, mesmo que hoje não lhe pareça dádiva, mesmo que você não concorde as coisas vieram de um Deus que nunca muda.Deus é a rocha em que podemos confiar, Ele é o nosso refúgio e tem nos protegido aonde quer que fomos.3
Pode ser fácil dizer que devemos ser gratos por Ele não nos abandonar tendo o que comer na mesa todas as manhãs e não estando em situação de vulnerabilidade, mas cada um de nós sofre um batalha diferente e a vitória veio para cada um de nós. No que você viveu até hoje, até o dia 3 de novembro de 2020, o que tem para agradecer?
Alguém que você ama conseguiu uma promoção no trabalho, ou talvez foi demitido e agora faz o que adora. Alguém ganhou uma bolsa de estudos, um amigo doente melhorou e agora está bem, um relacionamento tóxico acabou. Ou talvez você só agradece porque seus amigos continuaram ao seu lado nos momentos mais difíceis desse ano para você.
Justo. E tudo isso é Ebenézer!
Ebenézer é gratidão! Ebenézer é lembrança de um Deus que nunca muda, que sempre continua com você e que te ama tanto que deu Seu único Filho para morrer por você.
Pelo que você tem a agradecer?
Até aqui Deus tem te acompanhado.
Tiffany
Instagram: @kaffe_letras
------------------------
1. 1 Samuel 7.12
2. Tiago 1.17
3. 2 Samuel 22.33
Comentários
Postar um comentário