Deus de Marcos


O dicionário define um "marco" como "um sinal de demarcação, um sinal de limite" e um dos seus inúmeros sinônimos é "símbolo". 
Aqui, em São Paulo, nós temos milhares de marcos da história da nossa cidade; um deles é o Obelisco de São Paulo que marca a morte dos quatro estudantes, Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, que lutaram contra a Revolução de 1932; também temos o Mercado Municipal, a Casa do Grito e o Monumento da Independência. 
Em vários outros países também vemos monumentos marcados por revoluções, lutas e conquistas do povo que ali residiu um dia. 
BLOG ALINE RIBEIRO: Inspiração Fotos Tumblr na Estrada sozinha ...Nós, cristãos, também conhecemos muitos marcos importantes da nossa história: as 95 teses de Lutero, o movimento da Rua Azusa, o Dia de Pentecostes, a Ressurreição e a Páscoa são alguns dos vários marcos que conhecemos. 

Porém, hoje eu venho falar de algo mais profundo do que os marcos do cristianismo. No livro de Josué capítulo 3, Josué lidera o povo pela travessia do Rio Jordão, um rio na fronteira de Israel e da Jordânia com 251 km de extensão e uma largura máxima de 30 metros, após essa travessia terrestre e humanamente impossível chegamos ao capítulo seguinte.

"Então Josué chamou os doze homens que havia escolhido e disse: - Passem adiante da arca da aliança do Senhor, o Deus de vocês, e sigam até o meio do Jordão. Cada um ponha no ombro uma pedra, uma para cada tribo de Israel. Essas pedras ajudarão o povo a lembrar daquilo que o Senhor tem feito. No futuro, quando os seus filhos perguntarem o que essas pedras querem dizer, vocês contarão que as águas do Jordão pararam de correr no dia em que a arca da aliança atravessou o rio. Essas pedras farão com que o povo de Israel lembre sempre desse dia." (Josué 4.4-7)

O Senhor mandou os líderes das doze tribos de Israel colocarem pedras perto do Rio Jordão quando passaram por ele para que eles sempre se lembrassem daquele dia. Por quê? Por que Deus se esqueceria daquele momento? Nunca!
Israel faz daquele momento um marco, para que eles não se esquecessem do que haviam passado até ali. Deus nunca esqueceria daquele momento, pois é onisciente e eterno. Porém, o povo se esqueceria rapidamente de tudo que Deus já havia feito até então, por isso Deus finca um marco ao lado do Rio Jordão, para que sempre que passassem por ali eles se lembrassem. 
Isso acontece várias vezes na narrativa bíblica, a Páscoa é um exato exemplo disso: 

"Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes celebrarão como festa ao Senhor. Celebrem-no como decreto perpétuo. Durante sete dias comam pão sem fermento. No primeiro dia tirem de casa o fermento, porque quem comer qualquer coisa fermentada, do primeiro ao sétimo dia, será eliminado de Israel." (Êxodo 12. 14,15)

Deus sabe que nós, seres humanos pecadores, nos esquecemos facilmente de tudo que nos ocorre nas 24 horas do dia, por isso coloca diversos marcos para que nós consigamos lembrar e agradecer pelo que eles significam. 

Um último exemplo a ser dado é discorrido no livro Lucas, o Senhor Jesus participa da última ceia:

BLOG DA MULHER +QV — Nosso planejamento de leitura bíblica: Tudo o ...
"Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês." (Lucas 22.19,20)


Nosso Deus é tão maravilhoso que nos ajuda a relembrar das coisas que nossa mente não conseguiria. 
É claro que para nós, muitos dias ou semanas podem facilmente passar despercebidos. Mas para Deus é importante que nos lembremos de tudo que Ele fez, é importante porque, assim, nós cultivamos gratidão e generosidade. 
Nesses próximos dias precisamos fazer de cada momento em família, de cada devocional, de cada culto online e de cada suspiro um marco de gratidão. Deus, é o Deus dos marcos. Ele constrói em nossos corações símbolos para que lembremos de tudo que Ele fez e para no futuro compartilharmos isso com as outras pessoas. 

Assim como quando passamos em frente ao Obelisco de São Paulo nos lembramos da morte dos quatro estudantes que marcaram o MMDC, quando nós olharmos para os nossos passados devemos avistar diversos marcos que nos lembrarão da graça de Deus! 
E quando as pessoas nos ouvirem falar, devemos contar e relembrar desses marcos como mais um daqueles em que Deus mostra sua graça abundante!

Que lembremos dos marcos!

Tiffany 



Comentários

Postagens mais visitadas